UFSCar Sorocaba

Pesquisar:

Karina Martins

Karina

 

Karina Martins

 

Sou Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2005). No período de 2005 a 2008, atuei como pesquisadora visitante na EMBRAPA Acre. Sou professora da UFSCar-Sorocaba desde 2008.

 

No período em que trabalhei na EMBRAPA-Acre, atuei em projetos que objetivavam avaliar características ecológicas e genéticas em populações manejadas de espécies arbóreas da Amazônia. Tenho continuado a colaboração com a Embrapa Acre, especialmente nas pesquisas sobre estrutura genética populacional, onde tenho auxiliado na análise estatística dos dados, interpretação dos resultados e redação dos manuscritos. Meu interesse atual é dedicar minha pesquisa em avaliação dos efeitos da fragmentação florestal na reprodução e fluxo gênico das espécies arbóreas da Mata Atlântica e Cerrado.

 

Meus projetos de pesquisa estão focados em três linhas de pesquisa principais envolvendo espécies arbóreas dos biomas Floresta Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica:

 

Genética de Populações Vegetais - Quantificação da diversidade e estrutura genética de populações de espécies arbóreas, buscando avaliar os padrões de fluxo gênico e determinar o sistema reprodutivo das espécies.

 

Ecologia de Populações Vegetais - Caracterização da estrutura populacional de espécies arbóreas, por meio de coleta e análise de informações de densidade, estrutura etária, estrutura espacial e regeneração.

 

 Comparar a estrutura populacional em florestas conservadas/íntegras e em florestas degradadas/fragmentadas, de modo a avaliar a resiliência das espécies.

 

Conservação da Biodiversidade - Com enfoque na conservação de recursos genéticos, essa linha objetiva utilizar dados de ecologia populacional e genética de populações de espécies arbóreas para avaliar o status de conservação genética das mesmas, buscando extrapolar para a comunidade que fazem parte.

 

Uso de parâmetros genéticos para avaliar os efeitos da fragmentação florestal na reprodução e estabelecimento das espécies.

 

No curso de graduação em Engenharia Florestal, sou responsável pelas disciplinas:

 

512001 - Genética Geral

512079 - Melhoramento Florestal

512052 - Biotecnologia Florestal

515000 - Bioestatística

 

Sou cadastrada no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação (PPG-DBC) da UFSCar-Sorocaba, onde colaboro na disciplina Genética e Conservação de Populações Naturais, e também no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPG-CITA) da UFAC/EMBRAPA, onde sou responsável pela disciplina Biologia Reprodutiva de Espécies Arbóreas.

Tenho colaborações com a EMBRAPA, ESALQ/USP, UNESP - campus Ilha Solteira, Instituto Florestal de São Paulo e Itaipu Binacional.

 

Mais informações sobre produção científica, projetos em andamento e orientações podem ser obtidas no

 

Currículo Lattes

Google My citations

Research ID


 Essa página pode ser melhor visualizada em 800x600  © 2009 - UFSCar Campus Sorocaba